proposta são 8 exibições de animações conjugadas à atividades lúdicas de acordo com a temática apresentada no vídeo (jogos, brincadeiras ou desenhos), estimulando o trabalho em grupo e a assimilação do tema, em cada escola. • As atividades terão em média de 55 minutos sendo: • 5 min. para apresentação do tema e reflexão inicial com as crianças; • 15 a 20 min. para exibição do filme; • 20 a 30 min. atividades de conscientização e assimilação do tema. Este projeto foi iniciado em 2013 pela ong Celebreiros na rede municipal de ensino infantil e fundamental de São José dos Campos. Neste ano de 2014, contamos com recursos e apoio do Instituto Embraer, que possibilitou a ampliação do projeto para alcançarmos um maior número de crianças. http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=16481
A LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. nos seus artigos: Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Art. 2o A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Assim, trabalhando a base da sociedade (educação infantil) de uma forma contínua e complementar à educação formal, pretendemos auxiliar a formação das crianças e de seus pais como complemento, por meio de exemplos a serem apresentados entre seu convívio social.
No ano de 2013 , os resultados quantitativos : 613 crianças capacitadas- sendo 448 na IMI Fernando Tao de azevedo, 126 na Escola municipal José Bittercourt Sodero e 33 na Semana do meio ambiente; 6 educadores capacitados; Qualitativos: Perante a avaliação realizada pelos pais no termino do projeto: 100% dos alunos que participaram do projeto começaram a falar mais sobre o meio ambiente em casa; 96% dos alunos chamaram a atenção dos pais ou de alguém em relação a uma torneira aberta, sobre lixo, desperdício da água; 100% dos pais afirmaram que considera importante o filho ou filha a respeitar o meio ambiente; 100% dos pais respondeu que o filho ou filha ficou mais observador em relação as questões ambientais. Nessa avaliação os pais sugeriram: Que o projeto fosse mais divulgado em outras escolas como estaduais , particulares, e nas redes sociais; Reuniões periódicas com os pais para sensibilização e conscientização dos mesmos; Realizar passeio de campo com os participantes. Os resultados possibilitou a parceria com o instituto Embraer para a estruturação do projeto e ampliação para capacitar 3960 crianças de 3 escolas municipais.
As principais dificuldades encontradas ocorreram quanto à necessidade de participação e envolvimento dos pais, que foram solucionadas no decorrer do projeto com reuniões e com a percepção quanto às alterações comportamentais de seus filhos. Outro desafio é o voluntariado, pois ampliara o projeto para outras escola requer custo de logística, pessoal, manutenção, sem apoio direto á estes custos torna-se impossível ampliar a ação para outras escolas na região.
O envolvimento dos pais deve ser trabalhado de forma constante para ampliar os resultados; Quando a escola veste o objetivo do projeto, seus resultados aparecem naturalmente; Planejamento às atividades é de extrema importãncia; Comunicação entre projeto, escola e sociedade garantem solidez aos resultados; Poucos recursos audiovisuais podem geram grandes resultados dsde que seja planejada a ação; As mídias digitais são ferramentas fundamentais no processo de educação ambiental nos dias atuais;